quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

NOTA: Acessando o artigo original na página do L.A. Times é possível ouvir alguns trechos das entrevistas dos policiais. Não foi possível incorporá-los na postagem.

O grande artigo mostra bem a espécie policial que a "nova ordem mundial" precisa.




Apesar de investigações sobre o passado que revelaram delitos, incompetência ou mau desempenho, o departamento ainda contratou dezenas de candidatos com problemas em 2010, mostram os registros internos.


Por Robert Faturechi e Ben Poston


Tradução: Brasil Que Pensa


O Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles econtratou dezenas de oficiais, embora os investigadores do passado tenham descoberto que eles haviam agido com má conta grave em serviço ou fora dele, mostram os arquivos do xerife.

O departamento fez as contratações em 2010 depois de assumir patrulhas de parques e prédios do governo a partir de uma força policial pouco conhecida do Condado de LA. Oficiais da agência "deram o primeiro tiro" em novos empregos com o Departamento do Xerife. Os investigadores deram-lhes testes no detector de mentiras e pesquisaram a fundo seus históricos de emprego e vida pessoal.

O Times revisou os arquivos internos de contratação dos funcionários, que também continham entrevistas dos candidatos gravadas por investigadores do xerife.

No fim das contas, cerca de 280 policiais do condado ganharam empregos, incluindo candidatos que haviam disparado acidentalmente suas armas, fizeram sexo no trabalho e solicitaram prostitutas, os arquivos mostram.

Em quase 100 contratações, os investigadores descobriram evidências de desonestidade, tais como dar declarações falsas ou falsificar registros policiais. Pelo menos 15 foram pegos enganando nos exames de polígrafo do próprio departamento.

Vinte e nove desses empregos dados tinham anteriormente sido demitidos ou pressionados a renunciar de outras agências da lei devido a preocupações quanto a problemas de má conduta ou desempenho no local de trabalho.

Quase 200 foram rejeitados em outros órgãos por causa de mau comportamento no passado, falhas nos exames de admissão ou outros problemas.

Vários daqueles com má conduta no passado foram acusados de delitos desde que entraram para o departamento, incluindo um policial que deixou o emprego após disparar sua arma de serviço durante uma contenda no lado de fora de um restaurante fast-food.

David McDonald foi contratado, apesar de admitir aos investigadores do xerife que teve um relacionamento com uma garota de 14 anos de idade, a quem ele beijou e apalpou. Ele tinha 28 na época.

"Eu estava apaixonado", disse ele em uma entrevista para o Times. "Eu não estava sendo um cara mau."


McDonald havia sido demitido do Departamento do Xerife do Condado de Santa Clara  em meio a alegações de ter usado de força excessiva em prisioneiros. Um colega policial contou a um supervisor que não queria trabalhar com McDonald porque ele assediava detentos.

Oficiais do Xerife do Condado de LA  fizeram dele um agente penitenciário, uma decisão que surpreendeu até mesmo McDonald.

"Como você pode me colocar de volta nas prisões, quando eu já tinha um problema lá?" McDonald disse ao jornal.



David F. McDonald
Idade: 53 anos
Contratado como: carcerário


Um colega da polícia pediu para não trabalhar com McDonald porque disse que McDonald assediava presos, chamando-lhes de nomes. Questionado por um supervisor como ele achava que os presos devem ser supervisionados, McDonald disse: "Bem, como Clint Eastwood, diga-lhes o que fazer e eles o fazem, ou então..."



Desde que foi contratado pelo Departamento do Xerife do Condado de LA, McDonald disse que foi disciplinado em relação ao uso de força física em um preso. "Eles querem que você seja mais melosas", disse ele sobre a disciplina. "Sempre que você for agredir um preso, tem que chamar um supervisor primeiro."

Depois que os oficiais do xerife souberam que o Times teve acesso aos registros, abriram uma investigação criminal para determinar quem os tinha vazado. Eles também disseram que iriam analisar se alguns candidatos foram indevidamente contratados. O sindicato que representa os policiais tentou sem sucesso obter uma ordem judicial para bloquear a publicação de informações dos arquivos.

Os registros fornecem um olhar raro das decisões de contratação no maior departamento de xerife do país, uma agência obstinada nos últimos anos por uma série de escândalos relacionados com o abuso policial e policiamento racialmente preconceituoso.

Os arquivos de contratação do departamento detalham alegações comprovadas e não comprovadas de má conduta com base em informações de antigos empregadores, parceiros amorosos e outros. Os arquivos também documentam quando os candidatos foram presos ou acusados dos crimes alegados mas não condenados. Um novo contratado foi acusado de agressão "com pose de autoridade", e outro foi preso por agressão com intenção de assassinato e estupro.

O Times, contudo, focou a análise nas alegações que haviam sido provadas em tribunal, sustentadas por investigações no local de trabalho ou em casos em que os próprios candidatos admitiram a transgressão aos investigadores do xerife.

O Times tentou entrar em contato com todos os novos contratados através de visitas às suas casas, ligações telefônicas ou por e-mail. Mais de um terço concedeu entrevistas ou se recusou a comentar. Os demais receberam os inquéritos, mas não responderam. Alguns não puderam ser localizados. Dos que responderam, alguns contestaram os conteúdos em seus arquivos. Outros caracterizaram problemas do passado como erros cometidos há muitos anos que não refletem como eles são qualificados para trabalhar na aplicação da lei hoje.

Especialistas na aplicação da lei disseram que a contratação de policiais com antecedentes problemáticos solapam a integridade do departamento.


"Eu tinha a impressão de que as pessoas com antecedentes assim não estavam sendo contratadas."

- Edward Rogner, um comandante aposentado do Departamento do Xerife.


"Policiais são mantidos num padrão superior ao membro comum da sociedade, porque nós temos que ser capazes de confiar neles", disse Edward Rogner, um comandante aposentado do Departamento do Xerife que esteve envolvido nas decisões de expansão mas não de contratações.

Quando lhe foi dito sobre as descobertas do Times, Rogner acrescentou: "Eu tinha a impressão de que as pessoas com antecedentes assim não estavam sendo contratadas."

O xerife Lee Baca se recusou a comentar, mas seu porta-voz disse que Baca não estava ciente que pessoas com tais antecedentes foram contratadas.

Antes que soubesse da investigação do jornal, Baca havia dito a repórteres do Times que as pessoas com antecedentes de violência ou desonestidade não têm lugar na aplicação da lei.

Ele disse que não deveria ser dada uma segunda chance aos candidatos que haviam sido demitidos de outros órgãos, e que ele não iria contratar candidatos com histórico de conduta sexual ilegal.

"Os homens que pegam as mulheres e as usam como um objeto sexual estarão sempre contra a minha ira", disse ele.

Como policial do condado, Ferdinand Salgado tinha acabado de sair do trabalho quando foi detido por suspeita de solicitar uma prostituta, que na verdade era uma policial disfarçada, em um estacionamento da Yum Yum Donuts em El Monte.

Segundo as autoridades, ele sorriu para ela, perguntou por sexo oral e marcou um encontro com ela em um motel.


Ferdinand C. Salgado
Idade: 52 anos
Contratado como: carcerário


Durante a investigação do xerife dos antecedentes, foi concluído que ele tentou manipular os resultados do teste do polígrafo, controlando sua respiração, uma tática comum usada para manipular o resultado do teste. Ele negou, mas admitiu saber de um memorando que circula entre seus colegas sobre as técnicas de trapacear.




Ele implorou por uma acusação menor de perturbar a paz. Durante a entrevista ao Departamento do Xerife, ele negou ter dito alguma coisa para a mulher.

"Eu não estou 'comprando' isso", um investigador disse a ele depois de analisar o relatório da polícia. "Você sabe que não está me dizendo a verdade."

Salgado, que foi contratado como guarda penitenciário e, desde então, deixou a agência, não era o único com uma condenação em seu histórico.

Os registros mostram que quase 30 outros contratados foram condenados por condução em embriaguez, agressão ou uma variedade de crimes mais leves. Cerca de 50 revelaram aos investigadores de antecedentes crimes como pequenos furtos, solicitação de prostitutas e violência contra cônjuges.

Um contratado contou aos investigadores ter tido contato sexual impróprio com duas crianças quando adolescente.

Em outro caso, Linda Bonner foi ganhou o emprego depois de revelar que usou sua arma emitida pelo departamento para atirar no marido enquanto ele fugia dela durante uma discussão. Ele não foi atingido; teve sorte que estava correndo em ziguezague, disse ela aos investigadores, porque se não o final "teria sido muito diferente."


Linda D. Bonner
Idade: 63 anos
Contratada como: carcerária


Ela disse aos investigadores que entrou em uma briga com seu então marido, que deu um tapa no rosto. Ela disse aos investigadores que ela entrou em uma briga com seu então marido, que lhe deu um tapa no rosto. Ela disse a eles que pegou sua arma de serviço na bolsa e atirou contra o marido quando ele fugia dela.





Uma oportunidade de expandir


Cerca de quatro anos atrás, uma força policial do Condado de Los Angeles pediu que o Gabinete de Segurança Pública fosse dissolvido. Suas atribuições — patrulhar edifícios do condado, parques e hospitais — foram entregues ao Departamento  do Xerife de 18.000 pessoas, num esforço para economizar dinheiro.


O departamento do xerife não era obrigado a contratar nenhum dos ex-policiais do condado, disseram as autoridades.

O órgão acabou contratando cerca de 280.
A maioria foi contratada como policiais ajuramentados, enquanto outros foram contratados como assistentes de custódia no conturbado sistema penitenciário do departamento, guardas de segurança ou para outros cargos de nível inferior.

O então segundo-comandante [second-in-command] de Baca, Larry Waldie, e um pequeno círculo de assistentes, foram responsáveis ​​por examinar os candidatos.

Waldie, agora aposentado, disse que pessoalmente analisou muitos dos arquivos dos candidatos. Ele disse que não tinha conhecimento de quaisquer contratações com históricos de má conduta significativos.


"Precisávamos ter razões graves para não contratá-los."

- Ex-subxerife do Condado de Los Angeles Larry Waldie


Apresentado a algumas das descobertas do Times, Waldie disse: "Essa informação não foi trazida para mim... Não me lembro especificamente de qualquer um desses, então não me pergunte mais." Waldie então disse que ele e seus assessores estavam sob "pressão significativa" do Conselho de Supervisores do condado e outros funcionários para contratar tantos oficiais do condado quanto possível.

"Precisávamos ter motivos graves para não contratá-los", disse Waldie.


Ex-subxerife do Condado de Los Angeles Larry Waldie, fotografado em 2004. (Los Angeles Times)


Xerife do Condado de Los Angeles Lee Baca (Irfan Khan / Los Angeles Times)



Um porta-voz do condado negou o relato de Waldie, dizendo que o Conselho de Supervisores "clara e enfaticamente" disse ao Departamento do Xerife para só contratar os candidatos que atingiam os padrões de contratação da agência.

Registros internos do Departamento do Xerife analisados pelo Times mostram que o sindicato que representa os ex-policiais do condado também fazia lobby para Waldie contratar membros específicos, incluindo alguns que haviam tido má conduta grave durante suas carreiras. As diretrizes de contratação do departamento dão às autoridades ampla liberdade para empregar pessoas com históricos de mau comportamento, de acordo com os registros e entrevistas.

As regras específicas são confidenciais para prevenir candidatos de adaptar suas respostas para atender às diretrizes. Um ano antes do processo de contratação da polícia do condado, o monitor de civis [civilian monitor] do Departamento do Xerife havia critidado as autoridades pelas frouxas diretrizes de contratação durante uma campanha de recrutamento anterior.

Uma gravação de uma entrevista de antecedentes sugere que o departamento fez acomodações especiais para os policiais do condado.

Na gravação, um investigador do xerife diz a um candidato que foi pego trapaceando no exame de polígrafo que normalmente isso teria significado "adeus, 'já era', não há uma segunda chance." O investigador, então, disse ao candidato que ele e outros suspeitos de trapaça poderiam não ser desclassificados "como um favor porque, você sabe, é a aplicação da lei."
O candidato acabou por ser contratado.




Novas alegações


É difícil avaliar o desempenho dos novos contratados porque os registros pessoais de aplicação da lei na Califórnia não estão disponíveis para o público. Mas entrevistas e registros revistos pelo Times mostram que vários policiais contratados em 2010 sofreram novas alegações de má conduta. Gary Esquibel foi suspenso como um oficial de polícia do condado por não parar um colega de usar força excessiva e deixar de relatar o incidente. Ainda assim, o Departamento do Xerife contratou-o como policial ajuramentado. Desde então ele já foi acusado de não fazer nada enquanto três detentos batiam em outro violentamente, de acordo com os registros do tribunal.


Gary J. Esquibel
46 anos de idade
Contratado como: xerife


Os investigadores de antecedentes do Xerife concluíram que ele estava usando "contramedidas" — táticas que visam manipular os resultados do teste. Esquibel negou. Ele foi suspenso por 20 dias, em 1996, por não ter impedido um outro policial de usar de força excessiva e por não relatar o ato.



O departamento está investigando estas alegações, que vieram à tona durante um julgamento criminal dos acusados ​​no espancamento. Esquibel não quis comentar. Os operadores de polígrafo do xerife descobriram que o policial do condado Desmond Carter estava enganando quando lhe foi perguntado sobre seu envolvimento em brigas domésticas. Concluíram também que ele tentou manipular os resultados do teste de polígrafo.

Ele
"durou" três meses como policial ajuramentado. Um motorista que bateu no carro de Carter num estacionamento do McDonalds
começou a dirigir antes que eles terminassem de resolver a questão, de acordo com um memorando da promotoria. Carter, que não estava em serviço, sacou sua arma de serviço e atirou várias vezes no carro do homem, uma das quais atingiu a parede de uma empresa nas proximidades. 

Carter disse quedisparou a arma depois de ter sido arrastado 15 pés pelo carro do homem, mas os investigadores não encontraram nenhuma evidência de que suas roupas foram danificadas ou de que foi ferido, escreveram os promotores. O procurador do distrito não o acusou de um crime, mas o Departamento do Xerife o demitiu. Carter não respondeu às perguntas do Times deixadas com seu advogado.

 
Desmond Carter
Idade: 38 anos
Contratado como: xerife




Os investigadores de antecedentes concluíram que Carter estava usando "contramedidas" — táticas destinadas a manipular os resultados de um teste de polígrafo, quando foi questionado sobre incidentes de conduta sexual ilegal.




Outro oficial, Niles Rose, foi contratado, apesar de ser objeto de várias acusações de força desarrazoada.
Rose foi investigado por improbidade 10 vezes no Gabinete de Segurança Pública desde 2001. Em três desses casos, as acusações foram dadas pelos investigadores como sendo verdadeiras, de acordo com o arquivo de históricos do xerife.

"Se você quer força usada inteligentemente, certifique-se que ele esteja no vestiário", Marc Gregory, um ex-capitão da polícia do condado, disse em uma entrevista para o Times.

Depois que o Departamento do Xerife contratou Rose como carcereiro, ele enfrentou novas acusações de má conduta, de acordo com entrevistas e uma declaração do tribunal.
Um preso acusou Rose de arremessar um uniforme de presidiário para ele, fazendo-o recuar, e bateu a cabeça dele contra a parede. Rose então supostamente declarou o homem um "molestador de criança" e ameaçou colocá-lo na comunidade em geral, onde os criminosos sexuais têm sido alvo de outros prisioneiros.



Niles L. Rose
Idade: 36 anos
Contratado como: carcerário

Os investigadores de fundo do xerife notaram que ele foi objeto de 10 investigações da corregedoria de 2001 a 2007. Três foram confirmadas. Pelo menos seis desses inquéritos são relacionados a acusações de força desarrazoada, ameaça ou intimidação.

Rose se recusou a discutir a acusação do detento de abuso, dizendo que ainda pode estar sob investigação. Ele confirmou que teve tantos confrontos físicos com presidiários que os gestores da prisão moveram-no para o escritório de cartão de ponto, onde ele não teria mais contato com os detentos.

Ele chamou a ação de reação exagerada.

"Eu não sou alguém para apenas caminhar por aí e bater nas pessoas sem nenhum motivo", disse Rose. "Eu nunca coloquei as mãos em alguém ou briguei com alguém que não balançasse para mim antes."As denúncias de má conduta continuaram depois que Rose foi transferido para o trabalho administrativo.

Policiais do xerife suspeitam que ele roubou milhares de dólares em fundos extras, de acordo com várias fontes policiais que pediram anonimato porque o caso estava em andamento. Rose agora está de licença, e um porta-voz do xerife disse que ele está sob investigação criminal.



0 comentários :

Postar um comentário